Secretaria
Ao serviço da comunidade da escola, centraliza a maior parte dos serviços administrativos, no que respeita à guarda de dossiês de progressão dos alunos, pedagógicos, gabinete de ingresso e matriculas, apoio aos alunos no que diz respeito aos processos administrativos e presta informações gerais. É uma área que serve a todos e a cada um de nós.
Cantina
Serviço dirigido à comunidade da escola, alunos, professores, colaboradores e convidados, onde se serve a principal refeição, o almoço e complementarmente o jantar. Este serviço é supervisionado por um nutricionista que afere o equilíbrio e as necessidades de cada ementa apresentada semanalmente, com a apresentação de três opções, entre elas a dieta. É uma refeição completa de sopa, pão, prato principal, acompanhamento com legumes e sobremesa.
Bar
Este serviço é dirigido apenas à comunidade da escola, professores, colaboradores, alunos e convidados, a fim de complementarmente aos restantes poder proporcionar complementos de refeições intermédias.
Gabinete de Psicologia e Intervenção Sócio-Educativa
Este Gabinete exerce a sua ação principal junto dos/as formandos/as, podendo esta intervenção, sempre que necessário, estender-se ao núcleo familiar dos mesmos. As complexidades do sistema educativo e formativo e das suas articulações com o meio social e o mundo do trabalho, os custos individuais e coletivos de decisões menos adequadas, são razões que justificam a importância da Psicologia Escolar e de um processo organizado de Intervenção Sócio Educativa, priorizando a ajuda aos jovens e demais comunidade escolar, na sua tomada de decisão formativa, mas também na prevenção de comportamentos sociais desviantes. Consideramos muito relevante a responsabilidade social e cívica, que queremos e devemos transmitir aos nossos alunos, formandos e a todos os que vivenciam a comunidade educativa. É muito importante a execução de ações que promovam a cidadania, o voluntariado e o espirito crítico da comunidade.
A sociedade vive tempos difíceis e as soluções são complexas. A educação é o melhor meio para a socialização. As principais áreas de intervenção deste gabinete são:
Apoio/ acompanhamento psicológico/ social; Orientação Vocacional; Acompanhamento pós-formação; Apoio e acompanhamento à formação de adultos (familiares ou não de nossos alunos); Inserção no Mercado de Trabalho; Ajuda na Análise de propostas de trabalho dos formandos que já concluíram o seu percurso formativo na EPALC. Daremos especial atenção a processos de intervenção sócio educativas; em contexto escolar, em família e ambiente comunitário, em contextos de pobreza e na construção de projetos para os jovens. O trabalho é desenvolvido por técnicos da área social, em articulação com a Direção Pedagógica e equipa formativa.