Técnico/a de Termalismo
Descrição Geral
Orientar, organizar, controlar e assegurar, de acordo com prescrição de técnicos superiores de saúde, funções inerentes ao processo terapêutico termal nas suas diversas aplicações – prevenção, cura e reabilitação, intervindo na ótica da promoção da saúde e do bem-estar.
Curso de dupla certificação | 12º ano | nível 4
Perfil Profissional
1. Preparar e programar o serviço relativo aos cuidados a prestar, de acordo com as prescrições médicas.
1.1. Efetuar e consultar as fichas clínicas dos aquistas;
1.2. Programar e garantir a execução dos tratamentos prescritos, utilizando os meios técnicos equipamentos adequados;
1.3. Preparar e assegurar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos, utensílios e espaços do serviço e preparar os materiais a utilizar.
2. Proceder, de acordo com as prescrições médicas e sob o enquadramento dos Técnicos Superiores de Saúde, a tratamentos de terapia termal, utilizando diferentes técnicas.
2.1. Regular o tempo, a pressão e a temperatura da água atendendo ao tratamento termal a efetuar e à prescrição para cada aquista;
2.2. Encaminhar a aquista para o tratamento, indicando-lhe o equipamento a utilizar e auxiliando-o nos procedimentos;
2.3. Posicionar o aquista na banheira, na maca ou no duche atendendo ao tipo de tratamento termal;
2.4. Operar os equipamentos de massagem, nomeadamente mangueiras e agulhetas, incidindo os jatos de água em zonas determinadas do corpo;
2.5. Vigiar o aquista nos tratamentos termais, providenciando pelo seu bem-estar;
2.6. Providenciar pelo equilíbrio da temperatura corporal do aquista, na sequência dos tratamentos efetuados, aconselhando o seu arrefecimento durante um determinado período.
3. Assegurar a conservação, manutenção e higienização de equipamentos e instalações termais.
3.1. Manusear, corretamente, máquinas e equipamentos específicos associados ao termalismo (equipamento de massagens, irrigação, nebulização, banheiras, …);
3.2. Controlar o cumprimento das regras de utilização e funcionamento dos equipamentos e instalações termais;
3.3. Zelar pelo cumprimento das regras de higienização dos equipamentos e instalações termais.
4. Efetuar o registo das atividades realizadas e de eventuais ocorrências observadas ou referenciadas pelo aquista.
5. Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
Saídas Profissionais
- Estâncias Termais
- SPA’s
- Centros Médicos
- Centros de Assistência Domiciliária Integrada
- Centros de Talassoterapia
- Centros de Fisioterapia e Estética
Plano Curricular
Componentes de Formação |
Disciplinas/UFCD |
Formação sociocultural |
Português |
Língua estrangeira/Inglês |
Área de Integração |
Educação Física |
Tecnologia da Informação e Comunicação |
Formação científica |
Matemática |
Física e Química |
Biologia |
Formação tecnológica |
4858 – Termalismo |
4859 – Noções básicas de anatomia |
4860 – Anatomia – Sistemas |
4861 – Biofisiologia |
4862 – Patologias – Noções básicas |
4863 – Geriatria |
4864 – Primeiros socorros – termalismo |
4865 – Gestão de recursos hídricos e controlo de qualidade da água |
4866 – Equipamentos termais, funcionamento e manutenção |
0349 – Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho – conceitos básicos |
4868 – Noções de hidroterapia |
4869 – Técnicas terapêuticas de hidrobalneoterapia |
4870 -Técnicas de hidrobalneoterapia – duche termal e massagens em duhe Vichy |
4871 – Técnicas de hidrobalneoterapia – duche subaquático e de agulheta |
4872 – Técnicas de cinesioterapia – conceitos básicos |
4873 – Técnicas de cinesioterapia – apoio ao fisioterapeuta |
4874 – Eletroterapia |
4875 – Técnicas de hidrocinesioterapia – noções básicas |
4876 – Técnicas de hidrocinesioterapia – piscinas |
4877 – Técnicas de hidrocinesioterapia – tanques de Hubbard |
4878 – Técnicas de otorrinolaringologia e hidropínia |
4879 – Massagem manual – conceitos básicos |
4880 – Massagem manual local |
4881 – Massagem manual geral |
4882 – Lamas |
0683 – Ética e deontologia profissionais |
0704 – Atendimento – técnicas de comunicação |
FCT – Formação em contexto de trabalho |
Educação Moral e Religiosa (opcional) |
Parceiros