Cabeleireiro/a

Descrição Geral

Executar diferentes processos de tratamento e embelezamento capilar, para homem e senhora, designadamente lavagem, secagem, penteado, corte, coloração/descoloração, ondulação, alisamento/desfrisagem, bem como proceder à aplicação de cabeleiras e postiços, utilizando os produtos e técnicas de bem-estar adequados e obedecendo às normas de ambiente, segurança e saúde.

Curso de dupla certificação | 12º ano | nível 4

SUBSÍDIOS:

Alojamento, Transporte, Alimentação, Material Escolar.
* De acordo com a Legislação em Vigor

Perfil Profissional

1. Gerir o estabelecimento de acordo com a estratégia de marketing definida.

2. Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento da empresa, controlando os stocks e dotando-a dos produtos e equipamentos necessários.

3. Proceder à higienização dos espaços, equipamentos e utensílios, nomeadamente supervisionando ou procedendo à limpeza dos espaços e à lavagem, desinfeção e esterilização dos instrumentos utilizados, assegurando as condições necessárias de saúde e segurança no estabelecimento.

4. Atender e receber clientes, compreender as suas necessidades, instalá-los e preencher a ficha de dados pessoais:

4.1.               Aconselhar os clientes sobre eventuais tratamentos a efetuar, após diagnóstico ao cabelo e couro cabeludo.

4.2.               Aconselhar os clientes sobre o tipo de embelezamento e/ou trabalho técnico a realizar, de acordo com o gosto do cliente e adequado ao seu estilo e características pessoais.

5. Efetuar a higienização e preparação do cabelo utilizando os processos e técnicas adequadas em função do tipo de serviço e tratamento a ser executado:

5.1.               Efetuar a lavagem do cabelo e couro cabeludo de acordo com o diagnóstico efetuado, utilizando os produtos adequados a cada tipo de cabelo.

5.2.               Efetuar massagens capilares no decurso do processo de lavagem do cabelo.

6. Proceder à secagem do cabelo, em função do penteado desejado – touching ou brushing.

7. Executar massagens de tratamento do couro cabeludo, por processos manuais ou mecânicos, e aplicar os produtos adequados a cada tipo de tratamento.

8. Efetuar o embelezamento do cabelo, aconselhando os clientes de acordo com as suas preferências, estilo e características pessoais:

8.1.               Executar “mises” em cabelos naturais e postiços.

8.2.               Executar ondulações não permanentes em cabelo de senhora utilizando utensílios adequados ao trabalho pretendido.

8.3.               Realizar cortes de cabelo de senhora e homem, de acordo com as características próprias do cliente.

8.4.               Executar diversos tipos de penteado, de senhora e de homem.

9. Efetuar trabalhos técnicos no cabelo, aconselhando os clientes sobre o tipo de embelezamento de acordo com as suas preferências e adequado ao seu estilo e características pessoais:

9.1.               Realizar colorações, descolorações, madeixas e nuances no cabelo, preparar a coloração e/ou a descoloração, aplicar o produto tendo em conta o tempo de atuação do mesmo e em função do tipo de cabelo e da cor pretendida.

9.2.               Realizar ondulações permanentes, alisamentos e desfrisagens no cabelo, preparando a loção de permanente, neutralizantes e cremes desfrisantes, aplicando o produto e retirando o mesmo após o tempo de atuação necessário.

10. Aplicar cabeleiras, postiços e extensões de cabelo, fixando-os sobre o cabelo natural.

11. Cortar e aparar barbas, bigodes e peras utilizando navalhas, tesouras e outros utensílios e produtos apropriados.

12. Comercializar produtos e serviços, utilizando técnicas de venda conducentes ao incremento do negócio.

13. Assegurar a gestão financeira e de tesouraria, faturando os serviços prestados aos clientes.

14. Gerir conflitos e tratar reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar a sua satisfação.

Saídas profissionais

  • Empresário/a com espaço próprio;
  • Institutos de beleza;
  • Gerente de espaços de beleza;
  • Salões e gabinetes de bem-estar;
  • Profissional de salão de cabeleireiro;
  • Assistente comercial de produtos profissionais;
  • Freelancer no mundo artístico.

Plano Curricular

Componentes de Formação Disciplinas/UFCD
Formação sociocultural Português
Língua estrangeira/Inglês
Área de Integração
Educação Física
Tecnologia da Informação e Comunicação
Formação científica Matemática
Física e Química
Biologia
Formação tecnológica 10065 – Ética e deontologia nos cuidados do cabelo
10100 – Diagnóstico capilar e aconselhamento – tricologia
10101 – Anatomia e fisiologia – cabelo e couro cabeludo
9101 – Legislação laboral e normas de qualidade
0349 – Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho – conceitos básicos
10069 – Cosmetologia capilar
10102 – Química mineral aplicada à cosmética capilar
10103 – Química orgânica aplicada à coloração/descoloração do cabelo
10104 – Organização, manutenção e gestão de espaços e equipamentos
9104 – Técnicas de atendimento e receção de clientes
9139 – Técnicas de gestão, marketing e vendas
10072 – Lavagem do cabelo
10105 – Secagem do cabelo – princípios
10106 – Secagem do cabelo – técnicas
10107 – Técnicas de ondulação não permanente – mise-en-plis
10108 – Técnicas de ondulação permanente
10109 – Técnicas de alisamento e desfrisagem
10078 – Colorimetria capilar
10110 – Técnicas de coloração
10111 – Técnicas de descoloração
10081 – Técnicas específicas de execução de madeixas e nuances
10112 – Expressão gráfica e visagismo
10113 – Corte de cabelo – princípios
10114 – Corte de cabelo – técnicas
10115 – Técnicas de corte de cabelo feminino
10116 – Técnicas de corte de cabelo masculino
10117 – Penteados – princípios e técnicas
10118 – Tratamentos capilares
10119 – Postiços – aplicação e manutenção
10120 – Extensões e alongamento do cabelo
10121 – Cuidados específicos com a barba e o bigode
10122 – Técnicas de design e corte de barba e bigode
10123 – Língua inglesa – cuidados do cabelo
9148 – Marketing pessoal e marketing digital
3564 – Primeiros socorros
10126 – Penteados de festa
10127 – Penteados de noiva
10093 – Língua espanhola – cuidados do cabelo
FCT – Formação em contexto de trabalho
Educação Moral e Religiosa (opcional)

Parceiros

 

    Pré-Inscrição