PLANO DE AÇÃO |
Nome da entidade formadora |
EPALC – Escola Profissional António do Lago Cerqueira
Morada e contactos da entidade formadora |
Rua da Escola, nº 32
4600-789 Amarante
Telefone: 255 098 383
E-mail: geral@epalc.pt
Nome, cargo e contactos do responsável da entidade formadora |
Fernando José de Moura e Silva – Diretor da Escola/Presidente da Direção
Telefone: 938 881 946
E-mail: insticoop.direcao@gmail.com
OBJETIVO GERAL: Implementação de um sistema de garantia de qualidade alinhado com o Quadro EQAVET;
Objetivo específico 1: Calendarizar as atividades e responsáveis pela implementação; Objetivo específico 2: Monitorizar a implementação; Objetivo específico 3: Definir estratégia de comunicação/divulgação necessários à implementação. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS |
Decisão de implementação EQAVET
Definição do Grupo Dinamizador da Qualidade |
Direção Geral
Direção Pedagógica |
Diretor Geral
Direção Pedagógica |
Realização de uma reunião
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Fevereiro 2019
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Implementar o sistema de qualidade EQAVET. | |
Apresentação do Grupo Dinamizador da Qualidade | Direção Geral e
Direção Pedagógica |
Direção Geral e Direção Pedagógica | Realização de reunião | Fevereiro 2019 | Elaborar os documentos estruturantes e instrumentos para implementação do sistema de qualidade. | |
Contratação da empresa consultora para o processo – ANESPO | Direção Geral e Direção Pedagógica | Empresa externa | Orçamento | Orientar a implementação do projeto. | ||
Definição de metodologias de trabalho | Direção Geral e Direção Pedagógica | Equipa de trabalho
Empresa de consultoria |
Realização das reuniões definidas até à solicitação da verificação de conformidade, por parte da ANQEP | Maio
2019 |
Abril
2020 |
Garantir a elaboração do processo de garantia da qualidade.
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Documento Base/Projeto Educativo e documentos estruturantes | Direção Geral e Direção Pedagógica | Equipa de trabalho | Documento Base/Projeto Educativo; Estatutos;
Regulamento Interno; Plano de Ação; Relatório do Operador |
Maio
2019 |
Março
2020 |
Definir visão estratégia da escola, política de qualidade e compromisso de criação de um modelo alinhado com o quadro EQAVET.
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OBJETIVO GERAL: Implementação de um sistema de garantia de qualidade alinhado com o Quadro EQAVET;
Objetivo específico 1: Calendarizar as atividades e responsáveis pela implementação; Objetivo específico 2: Monitorizar a implementação; Objetivo específico 3: Definir estratégia de comunicação/divulgação necessários à implementação. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS |
Definição dos Stakholders, suas responsabilidades e envolvimento | Direção Geral e Direção Pedagógica | Direção Pedagógica | Direção Pedagógica
Coordenadores de Curso Diretores de Turma SPO Protocolos de Cooperação |
Junho
2019 |
Outubro
2019 |
Estabelecer a participação dos Stakholders nas várias etapas do sistema de qualidade EQAVET. |
Definição da política de
Qualidade da EPALC |
Direção Geral | Direção Geral e Direção Pedagógica | Projeto Educativo da Escola | Maio
2019 |
Junho
2019 |
Potenciar a qualidade pedagógica e administrativa, com o objetivo de melhorar o sucesso educativo e gestão mais eficiente.
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Implementação do Controlo Documental | Direção Geral | Todos os colaboradores da escola | Normas e procedimentos
Processos pedagógicos e administrativos |
Maio
2019 |
Março
2020 |
Maior e melhor organização documental;
Controlo de registos e uniformização documental.
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Descrição de funções
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Direção Geral e
Direção Pedagógica |
Diretor dos Serviços de pessoal | Todos os colaboradores | Junho
2019 |
Novembro 2019 | Definir tarefas/responsabilidades associadas a cada função; definir plano de formação (a partir do mapa de necessidades de formação).
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OBJETIVO GERAL: Implementação de um sistema de garantia de qualidade alinhado com o Quadro EQAVET;
Objetivo específico 1: Calendarizar as atividades e responsáveis pela implementação; Objetivo específico 2: Monitorizar a implementação; Objetivo específico 3: Definir estratégia de comunicação/divulgação necessários à implementação. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS |
Definição e metodologia de avaliação dos Stakholders | Direção Geral e Direção Pedagógica | Grupo Dinamizador | Aplicar inquéritos
Elaborar relatórios trimestrais e anuais com a sistematização dos indicadores Conselho Consultivo Direção Pedagógica Conselhos de Turma |
Ano Letivo
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Apurar taxas de conclusão;
Apurar taxas de prosseguimento de estudos; Apurar taxas de empregabilidade; Definir o grau de adaptação da oferta formativa ao mercado de trabalho; Definir oferta formativa anual, com parecer do Conselho Consultivo.
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Recolha de indicadores | Direção Pedagógica | Grupo Dinamizador da Qualidade;
Coordenadores de Curso; Diretores de Turma; |
Programa de Gestão Pedagógica (eSchooling)
Questionários em suporte de papel Questionários através de plataforma online (Google Forms)
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Ano Letivo | Recolher informações sobe os resultados da formação, com base nos indicadores estabelecidos;
Recolher e analisar as respostas aos inquéritos aplicados. |
OBJETIVO GERAL: Implementação de um sistema de garantia de qualidade alinhado com o Quadro EQAVET;
Objetivo específico 1: Calendarizar as atividades e responsáveis pela implementação; Objetivo específico 2: Monitorizar a implementação; Objetivo específico 3: Definir estratégia de comunicação/divulgação necessários à implementação. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS | ||
Recolha da avaliação dos Stakholders | Direção Geral e
Direção Pedagógica |
Direção Pedagógica
Serviços Administrativos Coordenadores de Curso Professores Orientadores de Estágio SPO Encarregados de Educação Alunos Empresas |
Atas das Reuniões dos Órgãos da Escola que integrem os Stakholders
Aplicação de Questionários
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Ano Letivo | Conhecer a avaliação que os Stakholders fazem dos resultados obtidos, face aos objetivo e metas estabelecidas e as propostas de melhoria e definição de novas metas. | |||
Avaliação dos resultados e Autoavaliação da escola (Relatório de Auto-avaliação)
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Direção da Escola | Direção Geral e Direção Pedagógica
Docentes Não docentes |
Relatório de Auto-avaliação
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Setembro 2020 | Avaliar os resultados obtidos tendo em conta os objetivos e metas estabelecidas; | |||
Relatórios com Resultados dos Indicadores | De Julho até Setembro 2020 | Identificar desvios às metas e definir Plano de Melhoria. | ||||||
OBJETIVO GERAL: Implementação de um sistema de garantia de qualidade alinhado com o Quadro EQAVET;
Objetivo específico 1: Calendarizar as atividades e responsáveis pela implementação; Objetivo específico 2: Monitorizar a implementação; Objetivo específico 3: Definir estratégia de comunicação/divulgação necessários à implementação. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS | ||
Divulgação dos resultados | Direção Geral e Direção Pedagógica | Direção Geral e Dir. Pedagógica
Conselho Consultivo Docentes Não docentes
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Plano de Ação
Plano de Melhoria Site da Escola Redes Socias
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Dezembro
2020 |
Janeiro
2021 |
Divulgação dos resultados a toda a comunidade escolar e público em geral.
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Sensibilização dos docentes e não docentes | Direção Geral
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Direção Geral e Direção Pedagógica | Reunião Geral
Reuniões Pedagógicas |
Setembro 2019
Trimestralmente |
Envolver todos os funcionários, docentes e não docentes, no sistema de qualidade EQAVET com o objetivo de otimizar o desempenho e potencialidades da EPALC.
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Submissão do documento base, plano de ação e relatório do operador na ANQEP (via plataforma)
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Direção
Geral |
Grupo dinamizador da qualidade | Documento Base
Plano de Ação Relatório de Operador |
Junho 2020 | Sistema de garantia da Qualidade a ser implementado. | |||
OBJETIVO GERAL: Implementação de um sistema de garantia de qualidade alinhado com o Quadro EQAVET;
Objetivo específico 1: Calendarizar as atividades e responsáveis pela implementação; Objetivo específico 2: Monitorizar a implementação; Objetivo específico 3: Definir estratégia de comunicação/divulgação necessários à implementação. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS |
Solicitação da verificação de conformidade
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Direção Geral | Grupo Dinamizador da Qualidade | Junho 2020 | Obter a certificação EQAVET. | ||
Auditoria
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Grupo Dinamizador da Qualidade
Direção Geral Direção Pedagógica Stakholders
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Julho 2020 | Avaliação da conformidade do sistema Implementado face aos requisitos do EQAVET. | |||
Certificação |
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Atribuição do Selo de Conformidade EQAVET à EPALC.
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OBJETIVO GERAL: Melhorar o sucesso educativo;
Objetivo específico 1: Aumentar a taxa de conclusão ; Objetivo específico 2: Diminuir a taxa de desistência. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS |
Realização de tarefas pedagógicas (ex. visitas de estudo) que se interligam nas diferentes disciplinas | Direção Pedagógica | Diretores de turma, Docentes
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Equipamentos informáticos, Transporte, Recursos pedagógicos e didáticos | Setembro 2019 | Julho 2023 | Diferenciação pedagógica e Interdisciplinariedade |
Realização de tarefas diferenciadas (ex. trabalhos, questões de aula adequados a cada aluno). | Direção Pedagógica | Diretores de turma, Docentes | Recursos pedagógicos e didáticos, Equipamentos informáticos | Setembro 2019 | Julho 2023 | Processo ensino-aprendizagem adequado à especificidade, necessidades e individualidade de cada aluno |
Reuniões/ações que promovem o envolvimento dos docentes nas dinâmicas escolares. | Direção Pedagógica | Docentes | Reuniões
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Setembro 2019 | Julho 2023 | Comprometimento e empenho dos docentes, no processo de ensino, bem como na recuperação de aprendizagens e reposição de horas |
Realizar reuniões mais frequentes com os pais/encarregados de educação | Direção Pedagógica | Coordenadores de curso, Diretores de turma, Pais/Encarregados de Educação | Reuniões
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Setembro 2019 | Julho 2023 | Maior envolvimento dos pais/encarregados de educação |
Identificar e registar elementos de risco (módulos em atraso, falta de assiduidade, registo de ocorrências disciplinares, situação socioeconómica) | Direção Pedagógica | Coordenadores de curso, Diretores de turma, Docentes | E-schooling | Setembro 2019 | Julho 2023 | Prevenção de possíveis situações de risco. |
OBJETIVO GERAL: Facultar aos alunos uma sólida formação geral, pedagógica, científica e tecnológica e de competências sociais, capaz de os preparar para o exercício de funções no mercado de trabalho ou prosseguimento de estudos;
Objetivo específico 3: Aumentar a taxa de empregabilidade após término do curso; Objetivo específico 4: Aumentar a taxa de prosseguimento de estudos; Objetivo específico 5: Aumentar a taxa de alunos empregados que desenvolvem a sua atividade nas áreas da sua formação. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS |
Colaboração com os alunos na construção do currilculum vitae, na preparação para uma entrevista de emprego e na procura do primeiro emprego | Direção Pedagógica | Coordenadores de curso, Docentes, Gabinete de Apoio ao Aluno | Recursos digitais, simulações de entrevistas, publicitação de ofertas de emprego | Setembro 2019 | Julho 2023 | Dar apoio aos alunos na inserção no mercado de trabalho |
Aplicar questionários para aferir as necessidades do mercado de trabalho e adequar a oferta formativa | Direção Pedagógica
GDQ |
Entidades empregadoras, FCT | Questionários | Setembro 2019 | Julho 2023 | Adequar a oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho |
Sessões de esclarecimento para os alunos finalistas e diplomados, sobre as condições de acesso e vias de prosseguimentos de estudos superiores | Direção Pedagógica | Alunos finalistas e diplomados, Coordenadores de curso, entidades externas | Participação em sessões de esclarecimento | Setembro 2019 | Julho 2023 | Aumentar o número de alunos com prosseguimento de estudos |
Criação de tarefas extra curriculares, para preparação dos conteúdos para exame | Direção Pedagógica | Docentes | Recursos pedagógicos e didáticos | Setembro 2019 | Julho 2023 | Aumentar o número de alunos com prosseguimento de estudos |
Aplicar questionário para avaliar o impacto da formação no desempenho profissional dos diplomados | Direção Pedagógica
GDQ |
Alunos, empregadores | Questionários | Setembro 2019 | Julho 2023 | Avaliar o impacto da formação no desempenho profissional dos diplomados |
OBJETIVO GERAL: Desenvolver mecanismos de aproximação entre a escola e a comunidade;
Objetivo específico 6: Aumentar o grau de satisfação dos empregadores; Objetivo específico 7: Aumentar os contactos com os alunos diplomados e empregadores. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS |
Promover contactos regulares com os alunos diplomados e com empresas | Direção geral
GDQ |
Alunos diplomados, empregadores | Reuniões, contactos | Setembro 2019 | Julho 2023 | Melhorar as relações da entidade formadora com os alunos diplomados e entidades empregadoras. |
Aplicação de questionários para adequar a oferta às necessidades das empresas | Direção Pedagógica
GDQ |
Empregadores | Questionários | Setembro 2019 | Julho 2023 | Plano de formação curricular ao encontro das necessidades das empresas |
OBJETIVO GERAL: Promover, conjuntamente com outros agentes e instituições locais, a concretização do projeto de formação de recursos humanos qualificados, adequado às necessidades do desenvolvimento equilibrado do país, particularmente no âmbito das necessidades regionais e locais;
Objetivo específico 8: Aumentar o número de parcerias. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS |
Promover palestras, seminários, workshops, conferências com os stakeholders | Direção Geral | Stakeholders internos e externos | Palestras, seminários, workshops, conferências | Setembro 2019 | Julho 2023 | Maior envolvimento da escola com o meio. |
Realizar mais reuniões para aumentar a participação dos stakeholders na definição de objetivos e metas | Direção Geral | Stakeholders internos e externos | Reuniões | Setembro 2019 | Julho 2023 | Maior envolvimento dos stakeholders na definição dos objetivos e metas da escola. |
OBJETIVO GERAL: Melhorar o sucesso educativo;
Objetivo específico 9: Diminuir a taxa de absentismo. |
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ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | ENVOLVIDOS | RECURSOS NECESSÁRIOS | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | RESULTADOS ESPERADOS |
Incentivos de sinal positivo nomeadamente quadro de honra e prémio de mérito | Direção Geral | Toda a comunidade escolar | Sessão de entrega de prémios, prémios | Setembro 2019 | Julho 2023 | Maior motivação dos alunos |
Adaptar métodos de ensino ao aluno através de atividades fora de sala de aula mais próximas do contexto real | Direção Pedagógica | Docentes | Transporte, Recursos pedagógicos e didáticos | Setembro 2019 | Julho 2023 | Maior motivação dos alunos |
A Direção Pedagógica O Presidente da Direção
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Ana Ferreira Fernando Moura e Silva